sexta-feira, 13 de julho de 2007

Os emigrantes em férias em Portugal

Já se notam, é matriculas as cores por todo o lado, é engraçado andar a tentar descobrir de que pais são os 5% que não tem matricula amarela. Pois é os tão nossos entes queridos Portugueses que fazem o favor de apoiar as equipas portuguesas por essa Europa fora quando essas lá se deslocam.
Os portugueses andam por todo o lado! Chega o verão, as férias, e eles reúnem-se todos neste cantinho a beira mar plantado, vem de férias matar as saudades da pátria.
Até aqui tudo bem, vem cá deixar uns trocos e uns euros com uma coroa diferente para andarmos a tentar descobrir de onde é tal moeda. Agora sendo eles portugueses e andarem cá em Portugal a falar Francês é que meus amigos era desnecessário... Kriolo ainda vá, já estamos habituados, agora línguas europeias em Portugal por portugueses, sinceramente?! É estranho vamos a um super-mercado além de nesta época nos arriscarmos a ver as prateleiras vazias (porque eles rapam tudo), ainda os ouvimos a falar a língua do pais que os acolheu, parece que entramos numa embaixada?! Mas afinal onde é que esta então o orgulho de ser Português?! E ainda trazem os filhos que não sabem falar português, mas que raio?! Filho de bom africano nascido em Portugal sabe falar Kriolo!! Caramba!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tens razão de falar e não tens ! Sou filho de emigrantes, nasci em frança e por sempre ter mostrado o meu orgulho de "ser" portugués, em França, dizem que sou Português. Vou a Portugal, dizem que sou francês... mas afinal sou nem uma coisa nem outra. Se começar a falar português fazem pouco de mim. Se falar francês, dizem mal de mim... Melhor calar-me, até são capaz de não notar que sou emigrante e baixam os preços daquilo que não temos ca, em França, ou noutros paises (porque emigrantes portugueses nem so ha em França). "Eles rapam tudo", essa parte, é muito divertida, tipica dos portugueses residentes, não é a primeira vez que ouço uma refleção desse tipo. Mas afinal, qual é problema ? Levanta-te mais cedo! Isso por mim, é mais inveija do que outra coisa.
A pesar disso, escreves bem, tens talento, e uma ironia muito ingraçada, é pena usa-los por assuntos que nem percebes.