sexta-feira, 24 de agosto de 2007

60 anos de diferença

Idosos que andam por cá, a espera que o destino termine, além de ganharem a sua misera reforma, sobreviver no dia a dia em que a farmácia é ponto de encontro, local onde negociam o dia do pagamento de tais medicamentos que lhe permite durante mais algum tempo, ensinar. Eles velhos ensinam o que nos pensamos por vezes já saber.
Eles vêem a vida de cima para baixo, nós contrariamente o oposto, naturalmente.
O fim de semana passado estive breves instantes a falar com uma velhinha, lenço preto a cabeça, luto negro tal como manda a tradição religiosa e rigorosa de outros tempos, sempre que se perde um ente querido. Ouvi ela falar da dor imensa de ter perdido um filho ainda com muito para dar e receber. Disse-me ela que o filho sofreu durante 3 anos, com dores, um sofrimento horrível até sucumbir numa cama de hospital.
Há medida em que as lágrimas escorriam pela sua cara ao contar tal drama, ao mesmo tempo eu estava ali a aprender qualquer coisa. (Com gente desta não se faz muito mais que aprender muito e bem.) A vida é o que é, o fim dela é uma incógnita que prima por saber quando e onde. Noto que a vivemos com imposições e regras impostas por nós, pelo faz bem, pelo faz mal, pelo parece bem, parece mal, e pelo hoje não. Amigos para vocês, aproveitem a vida porque pelo que ate agora me dizem e me apercebo só há uma, divirtam-se o mais possível, aproveitem as boas companhias o maior tempo disponível, porque não sabemos se um dia também estaremos a morrer aos poucos e só com energia para pensar no que ganhamos e no que perdemos porque assim o desejamos. Por isto e por tudo, marquem lá uma jantarada!

1 comentário:

José M.S. Vaz disse...

A Vida como a entendemos, cada um de nós, é medida das vivências realizadas e contida pelas que todavia estão por realizar. Geometria variável de sentimentos difusos que orbita diletante no anseio de um encaixe mais que perfeito.
As arestas, de limadas com os anos, não cessam contudo de nos ensinar... que um encaixe nunca tem nada de perfeito ;)
Fico à espera dessa jantarada :)