sábado, 22 de setembro de 2007

Uma verdade incoveniente

"Mas por que razão deram agora para tudo ser informatizado?! Temos que utilizar mails institucionais para enviar recados, temos que ter cada um de nós um computador para trabalhar, para poder entrar neles temos que ter uma espécie de login e password, é que em vez de facilitarem as coisas só complicam. Qualquer dia com tanta password ainda dou em maluca, se o papel e o lápis funcionam tão bem, caramba!!"
in Resistência anti-informática

Ora ai esta o tipo de conversa da malta que faz parte da resistência anti-informática...
Eu naturalmente sou sem duvida um dos alvos que eles preferem (tentar) abater, debatem-se em argumentos para me esporem os contras da prefloração informática como se isso justificasse a incompetência que possuem.
E qual a razão para fazerem parte de tal resistência?!
Ora bem, aquilo que vou escrever de seguida não tem como intenção ser uma regra geral, mas pode muito bem aplicar-se a maioria de tal facção.
São pessoas com alguns anos de trabalho com sistemas de labor mecanizados em que executam o essencial para justificarem ao mínimo o seu vencimento, em que a vontade de se actualizarem é mínima, fazem sempre enormes sacrifícios quando são deparados com mudanças na monotonia do seu respectivo emprego.
O aparecimento da Informática nas instituições veio de certa forma transformar-se num autêntico atentado para tais profissionais, terem que mudar totalmente as regras de execução de tarefas foi para eles uma enorme dor de cabeça e para muitos ainda é.
Importa dizer que o mundo é feito de mudança e progresso, e que quem não se actualiza terá que dar lugar a outros que consigam transformar a instituição que se esta a informatizar numa organização de vanguarda.
No entanto quero deixar aqui bem claro, que as empresas devem dar formação aos seus funcionários em novas tecnologias, porque caso contrário em vez de se estarem a actualizarem-se e a desenvolver processos automáticos e seguros, estarão em vez disso a arranjar um grande imbróglio que provoca o contrario do que é pretendido.
Aviso a população activa que contribui para os torneios de sueca no jardim municipal todas as tardes, estejam naturalmente atentas e informem-se, actualizem-se, tal como o no Primeiro Ministro diz a solução esta no futuro, o passado esse já deu o resultado que todos nós sentimos. As novas oportunidades estão ai... Aproveitem!

P.S.: Os portáteis de 150€ não valem um abacaxi.

Sem comentários: